Energia solar: entenda como funciona

imagem de uma usina de energia solar buzzi energia

A energia solar fotovoltaica é a energia produzida através da luz solar, transformada em eletricidade para uso no dia a dia. Esse tipo de sistema é uma das alternativas mais populares de geração de energia e tem sido muito procurada em todo o país, seja por pessoas físicas ou jurídicas, por ser uma fonte energética sustentável, com maior vantagem econômica e mínima pegada poluente.

Para a geração de energia solar são utilizados painéis fotovoltaicos, que são placas de metal responsáveis por fazer a transformação da luz, e também inversores – aparelhos que fazem a corrente elétrica se tornar adequada para o uso. 

Confira abaixo e entenda como funciona o processo de energia solar e suas vantagens:

O passo a passo de como funciona

Em um sistema de energia solar são necessários módulos fotovoltaicos que, a partir da sua composição de células fotovoltaicas, transformam a radiação do sol em eletricidade.

Depois é a vez do inversor solar. Esse equipamento eletrônico tem a função principal de converter a corrente contínua (CC) da energia elétrica, produzida pelo painel solar, em corrente alternada (CA) para que ela possa ser consumida pelos equipamentos eletroeletrônicos.

A produção de energia por um sistema solar fotovoltaico ocorre enquanto há luz do sol, portanto, acontece durante o dia. Já nos momentos em que não há geração solar – durante a noite ou quando está nublado –, o consumidor continua sendo alimentado pela rede elétrica pública.

No caso dos sistemas solares de produção própria, conectados à rede elétrica pública, se a produção dos painéis solares for maior do que o consumo, o excedente é injetado na rede, gerando créditos.

A maior parte dos sistemas de energia solar no Brasil é do tipo conectado à rede elétrica pública, sem baterias, conhecido como sistema grid-tie ou on-grid. Este tipo de sistema opera em paralelo com a rede.

imagem do passo a passo de como funciona a energia solar buzzi energia

Vantagens em adquirir energia solar

Como o sistema solar fotovoltaico produz a própria energia elétrica, o consumo de energia da rede elétrica pública diminui. Em consequência, também cairá o custo na conta de luz para o proprietário do sistema.

Além disso, a energia fotovoltaica é uma fonte limpa e renovável. Portanto, é um modelo que produz poucos impactos no meio ambiente e o seu uso colabora com a redução de poluentes na atmosfera, além de reduzir o efeito estufa, responsável pelas mudanças climáticas do planeta.

Outro ponto positivo é que esse tipo de sistema requer pouca manutenção, sendo necessário apenas uma limpeza periódica das placas solares. Além disso, os painéis fotovoltaicos têm vida útil longa, podendo funcionar por até 25 anos com 80% do desempenho original.

Então gostou de saber  como funciona energia solar? Deixe o seu comentário e também siga nossas redes sociais!

 

invista em energia solar buzzi energia

 

Compartilhe esse Artigo