10 estratégias para reduzir o consumo de energia elétrica

Em 2023, a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6%, de acordo com estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E, com a conta de luz mais cara, os consumidores têm, cada vez mais, buscado soluções para reduzir o consumo de energia elétrica e economizar no fim do mês.

Um levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de energia (Abraceel) apontou que a conta de luz já representa um dos principais gastos mensais para 67% dos brasileiros e sete em cada dez pessoas (72%) abriram mão de outras compras para terem condições de arcar com os custos da conta de luz.

Diante desse cenário, a opção é buscar novos hábitos para diminuir o consumo de energia ao máximo. Listamos, abaixo, 10 estratégias que podem parecer simples, mas que podem contribuir – e muito! – para reduzir o consumo de energia em casa ou no seu estabelecimento comercial.

reduzir consumo de energia

1 Tire da tomada e apague as luzes!

Um hábito simples como retirar da tomada os aparelhos de som e televisores já ajuda a aliviar a pressão sobre a conta de luz. É que, mesmo em stand by, esses equipamentos consomem energia. Não se esqueça de apagar também as lâmpadas que não estiver utilizando, exceto aquelas que contribuem para a sua segurança.

 

2 Selo Inmetro

Opte por adquirir máquinas com selo Procel ou classificação A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que mostra que o equipamento é mais econômico. Essa opção vale para todos os aparelhos que utilizam energia elétrica, como micro-ondas, ferros de passar, geladeiras, secadores de cabelo, TVs, aparelhos de ar condicionado etc.

 

3 Use lâmpadas LED para reduzir o consumo

Substitua as lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas LED. Apesar de, inicialmente, apresentar um custo na aquisição mais alto, ele será compensado com a economia de energia.

 

4 Atenção na lavagem das roupas

A principal dica, com relação ao uso da máquina de lavar roupa, é lavar o máximo de roupas possível de uma só vez. Utilize a quantidade de sabão adequada para cada tipo de roupa e fique atento ao acionar o ciclo mais adequado para as lavagens. Manter o filtro da máquina sempre limpo também ajuda na economia, já que o equipamento evitará repetir a operação enxaguar de forma desnecessária.

 

5 Mantenha o ambiente claro para reduzir o consumo de energia

Manter as janelas abertas é uma excelente alternativa para proporcionar o máximo de aproveitamento da luz natural. Outra opção para valorizar a luz natural é pintar as paredes do teto com cores claras. Além de refletir melhor a luz natural, a medida reduz o consumo de iluminação artificial;

 

6 Atenção para o ferro de passar roupa

O uso do ferro de passar é apontado como um dos maiores vilões no consumo doméstico de energia. Por isso, é preciso usar esse equipamento de forma a evitar o desperdício. Além de escolher o ferro de menor potência, junte a maior quantidade de roupas possível para passar todas de uma vez só e desligue o aparelho sempre que pausar o serviço. Utilizar a temperatura indicada de acordo com cada tipo de tecido também ajuda na economia.

 

7 Banhos mais curtos

Outro grande vilão do desperdício é o chuveiro elétrico. A principal dica é tomar banhos mais curtos, entre três e cinco minutos. Hábitos como o de fechar a torneira enquanto se ensaboa também são bem-vindos. Sempre que possível, ajuste a temperatura para a posição “verão”, pois em “inverno” o consumo é 30% maior. Outro ponto importante é não reaproveitar resistências queimadas. Isso provoca o aumento de consumo e coloca em risco a sua segurança.

 

8 Aquecimento solar e ar-condicionado

Se possível, dê preferência aos sistemas solares para o aquecimento de água. Eles são mais econômicos e ainda ajudam a preservar o meio ambiente. Em locais quentes também é preciso usar de maneira inteligente equipamentos como o ar-condicionado. Escolha corretamente o equipamento de acordo com o tamanho do ambiente, mantenha os filtros do aparelho limpos e sempre regule adequadamente a temperatura. Também é fundamental manter as janelas e portas fechadas sempre que estiver com o aparelho ligado.

 

9 Pare de abrir a geladeira para reduzir o consumo de energia

Abrir e fechar várias vezes a geladeira ou deixar por muito tempo aberta são práticas que também podem impactar na conta de luz. Nas geladeiras e freezers é importante verificar se os aparelhos apresentam boa vedação. Também não é recomendável secar roupa atrás da geladeira. Além de sobrecarregar o aparelho e aumentar o consumo de energia, há o risco de acidentes com choques elétricos. Não se esqueça de regular o termostato adequadamente de acordo com a estação do ano.

 

10 Use fundo de tela na cor preta

Ao utilizar um computador ou notebook, opte por não personalizar a tela de fundo com uma imagem ou foto. Se possível, deixe o fundo preto, pois a energia consumida pelo monitor para formar as outras cores é maior. Além disso, configure o sistema operacional para entrar em stand-by após um tempo de uso. Quando for se ausentar por mais de meia hora, desligue o aparelho.

Além de todas essas medidas práticas, que podem ser aplicadas no dia a dia, outra solução altamente eficiente é a instalação de painéis fotovoltaicos. A implantação desses sistemas geradores de energia nas edificações reduz significativamente o consumo de energia elétrica; os kits geradores podem ser aplicados e/ou integrados no imóvel e interligados à rede elétrica. Os painéis solares podem ser integrados nas coberturas e fachadas ou substituir elementos como as proteções solares. Essa é, também, uma excelente estratégia, considerando ainda a grande disponibilidade de radiação solar no Brasil.

 

eficiencia energetica buzzi energia

plugins premium WordPress
Inteligência Energética | Inteligência Energética | Inteligência Energética | Inteligência Energética | Inteligência Energética | Inteligência Energética | Inteligência Energética | Inteligência Energética |